Odileida Sampaio e Domingos Juvenil fizeram a dança das cadeiras na prefeitura de Altamira depois dos anos 2000
Odileida Maria de Sousa Sampaio e Domingos Juvenil Nunes de Sousa, confira agora os altos e baixos das duas gestão que marcaram esses 107 anos de um dos maiores municípios do mundo.
Começa as gestão do ano 2000 (Dois Mil) Entra Domingo Juvenil...
Em 2001 Domingos Juvenil chega a prefeitura de Altamira, seu primeiro governo foi marcado por grandes transformações na cidade, de 2001 a 2005 o então prefeito do MDB deu um salto na infraestrutura urbana local, construiu uma nova orla as margens do Rio Xingu, obra que fez a população admirar seu governo, logo em seguida construiu o Colégio Dom Clemente Gaiguer, um "Símbolo" de obra feita com recursos próprio, o prédio e apenas um dos legados do engenheiro.
Ainda no primeiro mandato o Medebista começou uma serie de bloqueteamento e pavimentação de ruas na Zona Urbana da cidade.
Já na área social o prefeito segundo especialistas e a própria população local, falhou gravemente. O prefeito foi acusado de mandar derrubar casas na parte baixa da cidade, e alguns erros na área social levaram o homem do "Boi garantido, musica símbolo de suas campanhas", perder a campanha em 2005 na tentativa de reeleição.
Sai Domingos Juvenil e Entra Odileida Sampaio...
Em 2005 em uma das campanhas mais acirradas da historia moderna de Altamira, Odileida Maria de Sousa Sampaio chega a prefeitura pelo PSDB, com um discurso simples e humilde voltado para o social, e fortes ataques ao Medebista, a tucana chega ao posto mais alto da cidade...
Em seus primeiros anos de governo Odileida focou no área social como nunca, implantou projetos sociais gigantescos na cidade como o criança esperança, Projeto Zico 10, ao lado do governo federal trouxe o minha casa minha vida para pessoas carentes do programa bolsa família. Um dos marcos de sua gestão foi o foco na educação do município, a tucana construiu varias escolas na zona rural e a valorização dos profissionais da educação marcou seu governo, Altamira foi premiada diversas vezes em seu governo pelo alto índice de aprovação nas escolas públicas. Isso fez Odileida tentar a reeleição em 2008 com o então ex prefeito Claudomiro Gomes do MDB em uma campanha acirrada Odileida foi ao Rádio e TV. Acusou o seu opositor de querer acabar com vários projetos sociais e associou Claudomiro ao seu antecessor Domingos Juvenil, com a ajuda da Zona Rural Odileida desbancou Claudomiro Gomes e conseguiu a reeleição por uma Marge de votos bem expressiva.
Já no segundo mandato Odileida não deu conta da zona urbana e levou a cidade ao caos, diversos jornais da época denunciava Odileida por improbabilidade administrativa.
A equipe de Odileida acusou na época o grupo de comunicação Vale do Xingu de perseguição política, o principal jornal da Vale, o ATMTV diariamente destacava em suas chamadas o abandono da gestão "Cuidando de nossa gente"
Confira no link do Yotube abaixo no trecho do vídeo; 07 a 10.
Até o aeroporto da cidade em 2009 ameaçou suspender as atividades na cidade, e o que diz o JORNAL AMALTA na época.
Odileida indicou Délio Fernandes fazendeiro e empresário para concorrer as eleição em 2012 pelo PR, Nesse pleito eleitoral concorria Domingos Juvenil, mas a indicação da ex prefeita não decolou, a popularidade de seu governo foi tão baixa que Délio Fernandes ficou em terceiro lugar na apuração dos votos, em segundo ficou Claudomiro Gomes do PSB, Juvenil com um discurso de "O trabalho esta de volta" fez o povo esquecer os erros gravíssimo na parte social em sua primeira gestão e conseguiu ganhar novamente o poder no município.
Sai o Governo Odileida e entra o Governo Juvenil...
Começa ai a nova gestão de Domingos Juvenil em 2013...
Mas o governo de Domingos Juvenil não foi fácil, a oposição deu trabalho pra ele na Camara de vereadores impediu aprovações de leis importantíssima para o seu governo, no comando de Armando Aragão a nova Camara de vereadores foi a que mais fiscalizou a gestão do "Ditador" na linguagem do povo, apelido dado a ele em 2002 quando o governo de Juvenil perseguiu ambulantes e mandou derrubar casas na parte baixa da cidade.
De 2013 a 2016 Domingos juvenil sofreu altos e baixos no comando do Município, Juvenil teve como amiga e inimiga ao mesmo tempo a empresa Norte Energia, na questão filosófica a empresa responsável pela operação de Belo Mote era quem mandava e desmandava na cidade, ofuscou por muitas vezes a gestão do Medebista, nas ruas da cidade o quebra quebra pra instalação das ligações intradomiciliar foi gigantesco, Juvenil foi acusado tanto pela oposição quanto pela população de omitir fiscalização nas obras das terceirizadas da norte energia na cidade.
Domingos Juvenil tentou dar o melhor de sua administração, deixando as ruas de lado e focando em grandes obras como asfaltamento da zona Rural, construção do Camelódromo, e bloqueteamento de bairros distantes do centro.
Audacioso pra salvar sua gestão Domingos juvenil fez a maior obra de seu governo o Anel Viário, transposição que liga o cento da cidade a rodovia Transamazônica e a bairros do lado norte da cidade.
Junto com essa obra o prefeito fez o asfaltamento da rodovia Transamazônica (Trecho que corta a cidade).
Isso fez o gestor conseguir um pouco a mais de popularidade na cidade e parti pra reeleição em 2016.
Em uma eleição aonde Juvenil foi acusado de omissão de fiscalizar obras da norte energia na cidade, A oposição apoiou Josy Amaral Ex primeira dama de Vitoria do Xingu pra tentar derrubar o engenheiro, Josy foi acusada em uma das campanhas mais sujas da Historia de Altamira de falsificar seu diploma de ensino superior.
(Na foto abaixo Josy ao lado de seu esposo na época prefeito de Vitoria)
Enquanto Josy se recuperava da historia do diploma, a afiliada da Band em Altamira, e blogs da região trazia as vésperas da eleição uma denúncia que abalou a campanha do candidato a reeleição, uma funcionaria da equipe de comunicação da prefeitura entregou a policia federal um dossiê revelando um possível esquema em que acusava o prefeito de usar a maquina publica pra desestabilizar as eleição.
Veja no link abaixo a denúncia:
Apesar da bomba no sábado véspera das eleição a ex primeira dama não conseguiu derrotar Domingos Juvenil e perdeu a disputa pelo governo Municipal em 2016.
Domingos Juvenil na atualidade segue seguindo sua profissão na cadeira do executivo, fazendo suas obras e engenharia pela cidade, apesar da área social não ser tão bem executada pela prefeitura.
Siga nossas redes sociais:
Fique ligado no que acontece em Altamira, Siga nos no facebook:
Twitter:
Instagram:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu contato!
Blog Metrópole do Xingu o melhor blog do Pará