segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Amazonia: Já ouviu falar em urtiga? Vamos expilicar os beneficios dessa planta para a saúde


Urtiga planta da Amazônia
A urtiga-branca é uma planta medicinal originária da Europa, que também é conhecida pelos nomes de lâmio-branco, lamium, urtiga-morta, urtiga-de-abelha, urtiga-mansa e erva-angélica. Trata-se de uma planta que atinge 60 cm de altura e que possui uma flor grande e branca, que tem o formato de uma boca.
Ao contrário do que se pode imaginar, ela não é classificada como uma urtiga devido ao fato de pertencer a outro gênero.
Além disso, a erva é conhecida por ser dotada de propriedades expectorantes, emolientes – que amaciam e mantêm o nível adequado de umidade na camada mais externa da pele –, adstringentes, anti-inflamatórias e bactericidas, diuréticas, antiespasmódicas, sedativas, tônicas e vasoconstritoras.

Para que serve? Os benefícios da urtiga-branca

Agora que já deu para entendermos o que é essa planta medicinal, que tal conhecermos alguns dos benefícios associados à urtiga-branca? Confira na lista a seguir:
– Produção de medicamento homeopático
Os chamados medicamentos homeopáticos são aqueles que podem ser derivados de plantas, animais ou minerais e que seguem os princípios da homeopatia. A urtiga-branca pode ser utilizada no preparo de remédios homeopáticos para tratar problemas como distúrbios renais, amenorreia – que é a ausência de fluxo menstrual – e problemas na bexiga.
– Saúde da mulher
Já que acabamos de falar a respeito do período menstrual da mulher, vale a pena contarmos também que acredita-se que a planta possa contribuir com o alívio de cólicas menstruais e para tratar problemas relacionados à menstruação intensa.
Outra serventia atribuída à erva é que ela é utilizada como auxiliar no tratamento de corrimento vaginal anormal, quando ele passa a ser amarelado, ter odor desagradável e é seguido de coceira vaginal e dor pélvica ao urinar ou durante a relação sexual.
A urtiga-branca também pode ser utilizada em condições que atingem as funções genitais femininas, atonia uterina (útero incapaz de realizar contrações), esclerose uterina, menstruação precoce e metrorragia (sangramento uterino que acontece fora do período regular do ciclo menstrual).
– Coceira no couro cabeludo
A planta medicinal ainda pode ser usada para ajudar a tratar a coceira que surge no couro cabeludo da cabeça em decorrência da caspa, por exemplo.
– Catarro
As flores de urtiga-branca fervidas podem ser utilizadas para ajudar a tratar o problema do catarro. A mesma receita também pode ser aplicada nos casos de hidropisia, que é uma retenção de líquidos que atinge a membrana que cobre os órgãos localizados na região do tórax, chamado de peritônio.
A hidropisia não é apenas uma condição, mas um sintoma de que existem problemas no sistema circulatório, no aparelho digestivo e de dificuldades no funcionamento dos rins.
– Ação anti-inflamatória, expectorante e bactericida
Por conta de sua ação no combate a inflamações, no favorecimento da expulsão de secreções e na eliminação de bactérias, a urtiga-branca pode ser utilizada no auxílio do tratamento de problemas como tosse, inflamações na mucosa bucal e na garganta e no alívio da bronquite em crianças.
– Combate as pedras nos rins 
Também chamadas de cálculos renais, as pedras nos rins aparecem em decorrência do acúmulo de cristais na urina e podem causar dor intensa nas costas e no abdômen, além de náusea e vômito.
Acredita-se que tomar um chá feito com o caule ou a raiz da urtiga-branca três vezes ao dia pode ajudar a evitar o problema.
– Tratamento de veias varicosas
As veias varicosas também são chamadas de varizes e acontecem quando as veias se tornam tortuosas e são ampliadas. Geralmente, as pernas e os pés são os mais afetados.
Quem tem mais chances de desenvolver o problema são: mulheres, grávidas, pessoas mais velhas, indivíduos com sobrepeso ou obesos, quem tem histórico de varizes na família, aqueles que passam muito tempo em pé e que sofrem com condições que aumentam a pressão do abdômen, por exemplo.
E onde é que a urtiga-branca entra nessa história? A sua aplicação tópica por meio de compressas pode auxiliar o tratamento das veias varicosas.

Como fazer chá de urtiga-branca

Ingredientes: 
  • 50 g do caule ou 25 g da raiz de urtiga-branca;
  • 1 l de água.
Modo de preparo:
  1. Ferver o litro de água;
  2. Misturar a planta com a água e tampar, deixando descansar durante 10 minutos;
  3. Coar, esperar esfriar e consumir.

Cuidados com a urtiga-branca

A planta medicinal não é indicada para pessoas que sofrem com distúrbios relacionados à coagulação sanguínea como o aumento de taxa de coagulação do sangue.
Como não existem informações suficientes a respeito do uso da urtiga-branca em mulheres grávidas e que estejam em processo de amamentação de seus bebês, a orientação é que elas também não utilizem a planta. Apesar do consumo oral da urtiga-branca ser considerado seguro, não há dados suficientes em relação à aplicação direta na pele ou em outras regiões do corpo.
Antes de fazer uso da erva para auxiliar o tratamento de qualquer condição, consulte antes um médico de sua confiança para ter certeza de que a urtiga-branca branca é adequada para o seu caso e não prejudicará a sua saúde.
Cheque com o médico também caso você utilize algum medicamento, para se certificar de que não há risco de interação entre o remédio e a planta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu contato!
Blog Metrópole do Xingu o melhor blog do Pará

Liberdade de Imprensa Sempre

Liberdade de Imprensa Sempre