Foto ASCOM Norte Energia |
O reconhecimento concedido à companhia
segue sua missão, que é contribuir com a geração de energia para o Brasil e com
o desenvolvimento sustentável da região onde atua. O empreendimento, que entrou
em atividade comercial em abril de 2016, já conta com 21 UGs concluídas e em
operação (agosto/2019) - totalizando 9.399,75 MW de potência instalada. São 15
UGs de 611,11 MW na Casa de Força Principal (9.166,65, MW) e outras seis de
38,85 MW na Casa de Força Complementar (233,1 MW).
O Superintendente de Relações
Institucionais da Norte Energia, Eduardo Camillo, que representou a empresa no
evento, falou sobre a conquista. “É uma satisfação imensa, mais uma vez, estar
entre empresas que mais compram no Pará. Ter esse reconhecimento vindo de uma
parceira como a Fiepa, por meio da REDES, com a qual mantemos um forte vínculo,
só reforça a missão da Norte Energia, que é contribuir com o desenvolvimento do
Estado”, declarou o gestor.
O executivo também falou o que levou a
companhia a alcançar o patamar de uma das maiores empreendedoras paraenses.
“Atualmente, a Norte Energia contrata mão de obra terceirizada, veículos,
ferramentas, entre outros itens importantes diretamente de fornecedores
paraenses, fundamentais para o funcionamento dessa imensa engrenagem que é Belo
Monte”, detalhou Camillo.
Para o presidente da Fiepa, José
Conrado Santos, o projeto de desenvolvimento de fornecedores do Estado do Pará
é um case de sucesso. “É um momento para mostrar a importância dos grandes
projetos paraenses e o efeito desses grandes deles gerando emprego e renda na
região”, explicou o gestor. “Nosso desafio, através do trabalho da REDES, é
mostrar a esses projetos que vale a pena investir no Estado, apostando nos
nossos fornecedores locais”, completou o executivo de gestão da REDES/FIEPA,
Marcel Souza.
Parceria
A Norte Energia é parceira da
REDES/FIEPA desde 2012, com várias ações de sucesso implementadas na região do
Xingu, com destaque para a EXPOXINGU – Feira de Oportunidades e o Galpão de
Oportunidades. Este último beneficiou milhares de famílias com cursos de
capacitação e encontros sobre empreendedorismo local.
Executado pela Norte Energia, no âmbito
do Plano de Articulação Institucional do Projeto Básico Ambiental da UHE Belo
Monte, em parceria com a REDES, o Galpão de Oportunidades identificou mil
empreendedores locais com potencial de desenvolvimento. Destes, 636
inscreveram-se nos cursos de atualização e capacitação envolvendo 2.046
profissionais e mais a execução de oito rodadas de negócio entre empreendedores
de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu, os
cinco municípios da área de influência direta da usina.
O Galpão de Oportunidades também passou
por áreas rurais do médio Xingu. Um total de 280 pessoas, incluindo pequenos
empreendedores de 10 comunidades, moradores da região da Volta Grande do Xingu,
participaram de cursos capacitação e atualização. Em 12 meses de execução do
projeto, foram identificados cinco produtos em potencial de mercado –
artesanato em cipó, moda praia, pintura em tecido, decoração de sandálias e
artesanato de crochê, além da realização de um Simpósio Regional do Pescado.
Em março deste ano, a companhia assinou
novos convênios com a Fiepa para o fortalecimento da cadeia do pescado e a
capacitação de gestores municipais para tratar da questão do saneamento nos
municípios da região do Xing. No mês de maio, os números que cercam a UHE Belo
Monte chamaram foram apresentados a 27 mil pessoas que visitaram a XIV Feira da
Indústria do Pará (FIPA), que puderam visitar o stand Conheça Belo Monte, que
atraiu centenas de visitantes, desde estudantes até empresários.
Assessoria de Imprensa Norte Energia S/A
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu contato!
Blog Metrópole do Xingu o melhor blog do Pará