segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Prêmio REDES de desenvolvimento reconhece Norte Energia como uma empresa que mais compra no Pará

Foto ASCOM Norte Energia
A Norte Energia, empreendedora da Usina Hidrelétrica Belo Monte, comemorou na manhã da última quinta-feira, 05, mais uma conquista na 7º edição Prêmio Redes de Desenvolvimento, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). A companhia foi premiada com o 3º lugar na categoria Absolutus, por ter sido uma das empresas que mais comprou de fornecedores regionais em 2018.

O reconhecimento concedido à companhia segue sua missão, que é contribuir com a geração de energia para o Brasil e com o desenvolvimento sustentável da região onde atua. O empreendimento, que entrou em atividade comercial em abril de 2016, já conta com 21 UGs concluídas e em operação (agosto/2019) - totalizando 9.399,75 MW de potência instalada. São 15 UGs de 611,11 MW na Casa de Força Principal (9.166,65, MW) e outras seis de 38,85 MW na Casa de Força Complementar (233,1 MW).

O Superintendente de Relações Institucionais da Norte Energia, Eduardo Camillo, que representou a empresa no evento, falou sobre a conquista. “É uma satisfação imensa, mais uma vez, estar entre empresas que mais compram no Pará. Ter esse reconhecimento vindo de uma parceira como a Fiepa, por meio da REDES, com a qual mantemos um forte vínculo, só reforça a missão da Norte Energia, que é contribuir com o desenvolvimento do Estado”, declarou o gestor.

O executivo também falou o que levou a companhia a alcançar o patamar de uma das maiores empreendedoras paraenses. “Atualmente, a Norte Energia contrata mão de obra terceirizada, veículos, ferramentas, entre outros itens importantes diretamente de fornecedores paraenses, fundamentais para o funcionamento dessa imensa engrenagem que é Belo Monte”, detalhou Camillo.

Para o presidente da Fiepa, José Conrado Santos, o projeto de desenvolvimento de fornecedores do Estado do Pará é um case de sucesso. “É um momento para mostrar a importância dos grandes projetos paraenses e o efeito desses grandes deles gerando emprego e renda na região”, explicou o gestor. “Nosso desafio, através do trabalho da REDES, é mostrar a esses projetos que vale a pena investir no Estado, apostando nos nossos fornecedores locais”, completou o executivo de gestão da REDES/FIEPA, Marcel Souza.

Parceria
A Norte Energia é parceira da REDES/FIEPA desde 2012, com várias ações de sucesso implementadas na região do Xingu, com destaque para a EXPOXINGU – Feira de Oportunidades e o Galpão de Oportunidades. Este último beneficiou milhares de famílias com cursos de capacitação e encontros sobre empreendedorismo local.

Executado pela Norte Energia, no âmbito do Plano de Articulação Institucional do Projeto Básico Ambiental da UHE Belo Monte, em parceria com a REDES, o Galpão de Oportunidades identificou mil empreendedores locais com potencial de desenvolvimento. Destes, 636 inscreveram-se nos cursos de atualização e capacitação envolvendo 2.046 profissionais e mais a execução de oito rodadas de negócio entre empreendedores de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu, os cinco municípios da área de influência direta da usina.

O Galpão de Oportunidades também passou por áreas rurais do médio Xingu. Um total de 280 pessoas, incluindo pequenos empreendedores de 10 comunidades, moradores da região da Volta Grande do Xingu, participaram de cursos capacitação e atualização. Em 12 meses de execução do projeto, foram identificados cinco produtos em potencial de mercado – artesanato em cipó, moda praia, pintura em tecido, decoração de sandálias e artesanato de crochê, além da realização de um Simpósio Regional do Pescado.

Em março deste ano, a companhia assinou novos convênios com a Fiepa para o fortalecimento da cadeia do pescado e a capacitação de gestores municipais para tratar da questão do saneamento nos municípios da região do Xing. No mês de maio, os números que cercam a UHE Belo Monte chamaram foram apresentados a 27 mil pessoas que visitaram a XIV Feira da Indústria do Pará (FIPA), que puderam visitar o stand Conheça Belo Monte, que atraiu centenas de visitantes, desde estudantes até empresários. 

Assessoria de Imprensa Norte Energia S/A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu contato!
Blog Metrópole do Xingu o melhor blog do Pará

Liberdade de Imprensa Sempre

Liberdade de Imprensa Sempre