domingo, 29 de março de 2020

Altamira a capital do Xingu vive dias emblemáticos com um futuro indecisivo na economia

.

Altamira a capital do Xingu vive dias antes nunca visto na história, comércio em desaceleração após o auge da construção de Belo Monte nos anos 2012-2016, desemprego batendo record. Esses são alguns dos fatores em meio a uma nova crise que complicou ainda mais um município em recessão, a pandemia de Covid-19 e as quarentenas incertas com o avanço do vírus no mundo e América-Latina já faz a fome  e o desemprego bater a porta de milhões de pessoas.

Na sexta-feira 20 de Março o chefe do executivo da cidade Domingos Juvenil através do Decreto Municipal n°1195 numa tentativa de achatar a curva da Covid-19 que vem crescendo no Pará e no Brasil resolveu decretar a suspençao de vários setores econômicos na cidade, entre eles o comércio que foi pego de surpresa na manhã do dia seguinte no Sábado 21.

Já na sexta-feira 27 de março sete dias após o início do decreto municipal, representantes da Aciapa, Sindcomércio e CDL estiveram no gabinete do prefeito da cidade para tratar de assuntos relacionados a economia do município, diversos empresários já vinha alegando as associações comérciais que o decreto se prorrogado seria fatal a pequenos e grandes empreendimentos na região que já vem lutando para se manter após o auge de Belo Monte.

O prefeito em seu gabinete recebeu bem os líder das classes que representa o comércio, o acordado foi a revogação do decreto e a abertura das lojas aparti do dia primeiro de Abril.

O desemprego é a grande preocupação dos governos pelo mundo, no Brasil o Ministério da Economia representado pelo economista Paulo Guedes lançou no último dia 26 uma linha emergencial de crédito para as empresas pagar salários e evitar demissões.
Em Altamira o cenário não é diferente o desemprego em plena quarentena bem antes do lançamento do plano emergencial lançado pelo governo já pairava dentro das pequenas e grandes empresas. Outras mais sólidas optaram por férias coletivas.

A semana vai começar, fica agora uma série de preguntas que só o tempo vai nos responder:
Com uma grande parcela da população em quarentena  e com receio de sair as ruas será que será lucrativo o comércio aberto?
Quais serão os planos das secretarias de saúde para fiscalizar e evitar o contágio em massa nos centros comérciais?
Empresários espera a volta do movimento no decorrer da semana, um pouco tímida mas necessário para algumas empresas se manter.

Apesar da volta as atividades parcialmente normal nesta semana, o governo municipal e estadual não descarta a possiblidade de um possível novo decreto se o cenário de Covid-19 vier piorar ainda mais no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu contato!
Blog Metrópole do Xingu o melhor blog do Pará

Liberdade de Imprensa Sempre

Liberdade de Imprensa Sempre