sexta-feira, 17 de abril de 2020

Um vídeo do novo Ministro da saúde Nelson Teich causa polêmica

Nelson Teich novo Ministro de Estado 
Nesta quinta-feira 16 o Brasil conheceu o mais novo Ministro da Saúde Nelson Teich. Enquanto Teich fazia um pronunciamento ao lado do Presidente da República Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto em Brasília, um vídeo feito por Nelson no 9° Fórum Nacional Oncoguia em Brasília antes da pandemia de Covid-19 no mundo, ganhou as redes sociais de forma instantânea. 
No vídeo cortado e espalhado nas redes o mais novo Ministro disse:

"Você vai ter que fazer escolhas, você vai ter que ver aonde você vai investir, eu tenho uma pessoa idosa com doença crônica e do lado tenho um adolescente que tem uma vida inteira pela frente. Pra esse adolescente melhorar eu vou gastar praticamente o mesmo dinheiro no mais velho, qual vai ser a escolha?"

O vídeo de Teich com a fala ganhou as redes e levou milhares de internautas a loucura. Mas afinal estar certo ou errado? Porque ele falou isso?
No vídeo cortado dava a entender que Nelson tava explicando a situação que muitos países estão enfrentando pelo mundo, porém a fala do Ministro no pequeno vídeo e uma lei do mundo médico aonde a preferência quando não há recusos necessários como; Respiradores, leitos, verbas e outros matérias necessários para salvar vidas. A preferência sempre foi para crianças, jovens, mulheres e casadas.
Leis do mundo médico que já estão sendo usada em países aonde o sistema de saúde chegou ao caos.

Na Itália por exemplo, o país europeu mais devastado pelo vírus o médico Christian Salaroli, de 48 anos, em entrevista ao jornal Corriere della Sera disse; " 

"Se decide por idade e condições de saúde. Como em todas as situações de guerra."

Questionado se não se incomoda em ser o "árbitro da vida e da morte de um ser humano", Salaroli respondeu que "por enquanto, dorme à noite."

 "Porque eu sei que a escolha é baseada na suposição de que alguém, quase sempre mais jovem, tem mais chances de sobreviver do que o outro. Pelo menos, é um consolo", acrescentou.
Mas não foi bem sobre a pandemia de Covid-19 que Nelson Teich estava explicando, o vídeo foi feito no dia 25 de Abril de 2019 a 1 ano atrás.
A TV Oncoguia no Yotube responsável pela divulgação  do vídeo original  públicou  nota após a repercussão negativa de um pequeno trecho do vídeo;


Veja o vídeo de Teich completo e sem cortes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu contato!
Blog Metrópole do Xingu o melhor blog do Pará

Liberdade de Imprensa Sempre

Liberdade de Imprensa Sempre