quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Recuperação do SBT precisa passar por necessários investimentos no jornalismo e esporte
O SBT ocupou a vice-liderança de audiência até o começo de 2020, mais
precisamente no início da pandemia. Foi exatamente a partir daquele momento, que
o público passou a encontrar, na televisão, a fonte de informação mais segura
para tomar conhecimento de tudo o que estava acontecendo no mundo e aqui, de
forma particular. Uma situação inesperada, porque o seu jornalismo não estava,
como nunca esteve e ainda não está, preparado para eventos do tipo. E foi aí que
a Record, muito melhor aparelhada e uma programação implantada, passou a ser
mais buscada pelo telespectador. Uma audiência que, desde lá até agora, o SBT
não conseguiu recuperar. Também foi neste mesmo período, como causa e efeito,
que o seu departamento comercial deixou de conquistar os mesmos resultados que
tinha antes. O sucesso de uma televisão depende diretamente de uma série de
fatores, que podem até ter pesos desiguais, mas são fundamentais no momento de
fechar a conta. Para se colocar em condições de competitividade, nenhuma TV
aberta pode prescindir de condições que são essenciais, como programação
diversificada, produção forte e talentos capazes de fazer a diferença. No
entretenimento, ok. O SBT até que vai bem, mas a sua dramaturgia não mais, assim
como faltam mais investimentos no jornalismo e esporte, pilares fundamentais de
toda grade que se preza. E foi tudo que levou a Record ao segundo lugar, posição
em que ela, sem qualquer risco, permanece e deve continuar. Flavio Ricco Portal
Leo Dias
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